27 dicas para você pedalar nas estradas da Irlanda

Existem algumas diferenças entre pedalar na Irlanda e no Brasil, confira a lista a seguir.

Eu pedalei em quase todos os condados da Irlanda restando apenas Mayo, Londonderry (UK) e Tyrone (UK). Comecei e aprendi a pedalar por aqui, encarei condições extremas de frio pedalando na neve, horas de chuva pesada, muitas madrugadas, sem preparo e com bicicletas simples, e com base em tudo que aprendi e desenvolvi ao longo desse tempo venho trazer pra vocês algumas dicas importantes pra ter mais segurança nas estradas. Então vamos lá:

  1. Confira a previsão do tempo 12 horas antes. Planejar um passeio de bicicleta pela Irlanda com muita antecedência pode não ocorrer conforme o previsto devido as condições de clima que costumam mudar na véspera.
  2. Obrigatório ter conhecimentos sobre regras e leis de trânsito. (Tem nos destaques “Beginners”.)
  3. Ter um kit para a troca dos pneus e saber trocar. Se não tiver ou não souber, convide alguém que saiba pra ir junto. Proteções ou pneus antifuros correm o risco de furar.
  4. Faça uma alimentação correta antes, durante e depois.
  5. Celular, powerbank, lanternas, etc: Esteja com todas as baterias cheias.
  6. Escolha um destino que seja possível concluir em segurança. Analise bem os lugares próximos que irá passar caso você tenha algum imprevisto e já saber onde parar.
  7. Saia o quanto mais cedo puder.
  8. Ter suporte para GPS.
  9. Manutenção da bike em dia.
  10. Utilize roupas confortáveis ou de ciclismo.
  11. Esteja atento com a direção e velocidade do vento ao iniciar um pedal e também o nível de milímetros se for pedalar na chuva.
  12. Utilize óculos.
  13. Escolha o melhor caminho. Nem sempre  as rotas que aparecem no Google Maps ou Garmin você necessariamente precisa seguir. Se conhece o caminho, veja quais lugares você pode mudar a rota.
  14. Dependendo da distância e destino, leve dinheiro em espécie. Pode acontecer de você estar passando em um local afastado de tudo e que não aceita cartão.
  15. Faça alongamentos e exercícios de mobilidade antes de iniciar o pedal.
  16. Utilize equipamentos de segurança como lanternas de ótimo alcance, capacetes e sinalize com as mãos quando necessário.
  17. Beba água! Mantenha-se hidratado!
  18. Descansar após um pedal faz parte do treino!
  19. Se for pedalar até a Irlanda do Norte, dependendo do seu GPS as medidas e informações podem mudar automaticamente como distância e a velocidade passando para milhas. Pode acontecer de você sem perceber cruzar a fronteira mesmo se o destino for na Irlanda. Exemplo: Dublin – Donegal.
  20. As estradas nem sempre tem acostamentos. Nem sempre o tipo de asfato do acostamento é o mesmo da faixa dos veículos e alguns trechos podem ter buracos.
  21. Leve suplementos ou lanches. É de extrema importância se alimentar corretamente durante o exercício.
  22. Dependendo da sua velocidade e da ventania, pode dificultar que você perceba quando tiver algum veículo atrás de você.
  23. Motoristas não podem forçar ultrapassagem. Mantenha a calma caso comece a formar uma fila de carros atrás de você, basta estar concentrado na estrada e fazer as sinalizações quando necessário.
  24. Você pode carregar a bike no trem  caso seja necessário.
  25. Mantenha os pneus calibrados evitando que você faça mais esforço e sinta mais cansaço.
  26. Se for pedalar longe, leve lanternas reservas.
  27. Leve ferramentas básicas como uma chave alien.

Quer mais dicas? Estamos no instagram: @pedalandonairlanda

Filipe César

Descobriu o ciclismo após desembarcar na Irlanda, mineiro de 29 anos e ciclista apaixonado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *