27 dicas para você pedalar nas estradas da Irlanda
Existem algumas diferenças entre pedalar na Irlanda e no Brasil, confira a lista a seguir.

Eu pedalei em quase todos os condados da Irlanda restando apenas Mayo, Londonderry (UK) e Tyrone (UK). Comecei e aprendi a pedalar por aqui, encarei condições extremas de frio pedalando na neve, horas de chuva pesada, muitas madrugadas, sem preparo e com bicicletas simples, e com base em tudo que aprendi e desenvolvi ao longo desse tempo venho trazer pra vocês algumas dicas importantes pra ter mais segurança nas estradas. Então vamos lá:
- Confira a previsão do tempo 12 horas antes. Planejar um passeio de bicicleta pela Irlanda com muita antecedência pode não ocorrer conforme o previsto devido as condições de clima que costumam mudar na véspera.
- Obrigatório ter conhecimentos sobre regras e leis de trânsito. (Tem nos destaques “Beginners”.)
- Ter um kit para a troca dos pneus e saber trocar. Se não tiver ou não souber, convide alguém que saiba pra ir junto. Proteções ou pneus antifuros correm o risco de furar.
- Faça uma alimentação correta antes, durante e depois.
- Celular, powerbank, lanternas, etc: Esteja com todas as baterias cheias.
- Escolha um destino que seja possível concluir em segurança. Analise bem os lugares próximos que irá passar caso você tenha algum imprevisto e já saber onde parar.
- Saia o quanto mais cedo puder.
- Ter suporte para GPS.
- Manutenção da bike em dia.
- Utilize roupas confortáveis ou de ciclismo.
- Esteja atento com a direção e velocidade do vento ao iniciar um pedal e também o nível de milímetros se for pedalar na chuva.
- Utilize óculos.
- Escolha o melhor caminho. Nem sempre as rotas que aparecem no Google Maps ou Garmin você necessariamente precisa seguir. Se conhece o caminho, veja quais lugares você pode mudar a rota.
- Dependendo da distância e destino, leve dinheiro em espécie. Pode acontecer de você estar passando em um local afastado de tudo e que não aceita cartão.
- Faça alongamentos e exercícios de mobilidade antes de iniciar o pedal.
- Utilize equipamentos de segurança como lanternas de ótimo alcance, capacetes e sinalize com as mãos quando necessário.
- Beba água! Mantenha-se hidratado!
- Descansar após um pedal faz parte do treino!
- Se for pedalar até a Irlanda do Norte, dependendo do seu GPS as medidas e informações podem mudar automaticamente como distância e a velocidade passando para milhas. Pode acontecer de você sem perceber cruzar a fronteira mesmo se o destino for na Irlanda. Exemplo: Dublin – Donegal.
- As estradas nem sempre tem acostamentos. Nem sempre o tipo de asfato do acostamento é o mesmo da faixa dos veículos e alguns trechos podem ter buracos.
- Leve suplementos ou lanches. É de extrema importância se alimentar corretamente durante o exercício.
- Dependendo da sua velocidade e da ventania, pode dificultar que você perceba quando tiver algum veículo atrás de você.
- Motoristas não podem forçar ultrapassagem. Mantenha a calma caso comece a formar uma fila de carros atrás de você, basta estar concentrado na estrada e fazer as sinalizações quando necessário.
- Você pode carregar a bike no trem caso seja necessário.
- Mantenha os pneus calibrados evitando que você faça mais esforço e sinta mais cansaço.
- Se for pedalar longe, leve lanternas reservas.
- Leve ferramentas básicas como uma chave alien.
Quer mais dicas? Estamos no instagram: @pedalandonairlanda