Sejam bem-vindos!
Somos uma plataforma de informação para ciclistas e futuros ciclistas. Disponibilizamos notícias, dicas, rotas de bikes, lojas especializadas, buscando sempre incentivar as pessoas a pedalar.

Royal Canal Greenway, nova ciclovia de 130km é inaugurada na Irlanda

Inauguração de mais um trecho passando pelos Condados de Kildare, Meath, Westmeath e Longford

No dia 24 de março de 2021 foi inaugurado virtualmente, devido as restrições da pandemia, o trecho mais longo de ciclovia da Irlanda, com 130km de extensão. A ciclovia passa pelos Condados de Kildare, Meath, Westmeath e Longford, ligando Maynooth, Enfield, Mullingar, Longford e Cloondara.

Essa ciclovia fora da estrada foi construída pela Waterways Ireland em parceria com as 4 autoridades locais denominadas County Councils (equivalente aos governadores nível dos estados no Brasil) de Kildare, Longford, Meath e Westmeath em parceria com os órgãos nacionais do Departamento de Transportes e a Instituição responsável pela Infraestrutura de Transportes na Irlanda (TII – Transport Infrastructure Ireland). O custo total do projeto foi de €12 milhões.

Essa nova ciclovia pretende incentivar o turismo em direção ao interior, como uma opção de atividade ao ar livre. No total são 90 pontes, 33 eclusas, 17 portos e 4 aquedutos. Os usuários podem escolher entre completar toda a trilha em uma única viagem (130km) ou explorar rotas mais curtas, onde os trechos variam entre 6 e 15km, num total de 14 pontos de acesso em diferentes cidades.

Existem algumas atrações turísticas ao longo da ciclovia, como por exemplo: as trilhas para Carton House em Maynooth; Corlea Trackway Visitor Centre – uma das maiores estradas pré-históricas da Europa – em Longford; e Center Parcs. O National Famine Way autoguiado de 165 km também viaja em grande parte ao longo da ciclovia verde, seguindo os passos de 1.490 emigrantes que caminharam de Roscommon a Dublin no auge da fome em 1847.

Durante a inauguração o Ministro de Transportes, Eamon Ryan disse: “temos o prazer de lançar o Royal Canal Greenway, um divisor de águas para o turismo ao ar livre e lazer na Irlanda e parte de uma rede crescente de vias verdes que financiaremos durante a vida deste governo. Como a ciclovia verde mais longa da Irlanda, que se estende das cidades de Maynooth, Enfield, Mullingar, Longford e Cloondara, o Royal Canal Greenway tem um enorme potencial para servir como um paraíso para tantos que procuram sair e entrar na atividade. No ano passado, os grandes espaços ao ar livre da Irlanda provaram ser uma tábua de salvação para a nação, com um aumento no número de corridas, caminhadas e ciclismo. Quando viajarmos novamente, o Royal Canal Greenway será uma atração fantástica pronta para ser desfrutada por todos e é facilmente acessível por vilas e cidades em toda a Irlanda, incluindo via transporte público. Realmente não há melhor maneira de experimentar o cenário aberto intocado, canais maravilhosos, atmosfera pacífica e rica história do antigo leste e coração oculto da Irlanda do que no Royal Canal Greenway off-road. ”

O projeto foi planejado de forma a se conectar com outras duas ciclovias já construídas, o Royal Canal que liga Maynooth a Dublin e o Old Rail Trail que liga Mullingar à Athlone, sendo assim outras possibilidades de trajeto para viagens mais longas e exploração de outras cidades e condados. A ciclovia também faz parte de um projeto maior chamado East-West Link que visa conectar Dublin e Galway. 

Maiores informações visite: royalcanalgreenway.org

Share

Veronica Sesoko

Trabalha na Dublin City Council (Equivalente a prefeitura no Brasil), brasileira e engenheira civil e de transportes, morando na Irlanda desde 2017. Convidada a dar palestras e ensinar sobre tópicos relacionados a mobilidade ativa, caminhar e pedalar, e sobre cidades inteligentes. Acredita que comunicação e transmissão de conhecimento é chave para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *