Dublin deve ganhar primeira ciclovia totalmente segregada ligando lado Norte e Sul de Dublin

Reportagem por Veronica Sesoko, funcionária da Dublin City Council

A prefeitura de Dublin (Dublin City Council – DCC) está propondo mais uma nova ciclovia na cidade, esta seria a primeira rota que liga o lado Sul e Norte, atravessando o Rio Liffey e totalmente segregada do tráfico de carros.

A proposta consiste em uma ciclovia em ambas direções, ligando o bairro Liberties (Dublin 8) a Smithfield (Dublin 7). Essa rota liga a rua Queen à rua Bridgefoot e ainda não tem data para começar a ser construída, mas acredita-se que deva ser primeiro construída de forma temporária e depois se tornará permanente.

Essa rota faz parte de mais uma proposta de aceleração da ampliação da malha cicloviária, que vem sendo acelerada pela pandemia, devido a redução do número de pessoas utilizando o transporte público e alinhada as políticas de tornar Dublin uma cidade mais sustentável.

O projeto será financiado pelo Governo Central através da Autoridade Nacional de Transportes (National Transport Authority – NTA).

A proposta tem como suporte uma carta enviada à prefeitura no começo do ano, assinada por moradores, donos de négocios e vereadores da região pedindo pela implementação de medidas temporárias para ampliar as calçadas ao longo da rua Queen e a adição de ciclovia de duas vias ao longo das vias Queen Street, Georges Lane e Mellows Bridge.

De acordo com imagens publicadas em 18 de Janeiro, inclusas na carta entregue ao DCC, a proposta incluia também espaço extra para acomodar mesas e cadeiras do comércio local e tornar essa região super densa em uma área mais verde e agradável. Porém, em imagens recentes divulgadas no Twitter pelos vereadores Cllr Janet Horner e Cllr Michael Pidgeon , mostram que os carros ainda terão duas faixas destinadas à eles com a adição apenas da ciclovia.

Share

Veronica Sesoko

Trabalha na Dublin City Council (Equivalente a prefeitura no Brasil), brasileira e engenheira civil e de transportes, morando na Irlanda desde 2017. Convidada a dar palestras e ensinar sobre tópicos relacionados a mobilidade ativa, caminhar e pedalar, e sobre cidades inteligentes. Acredita que comunicação e transmissão de conhecimento é chave para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *